1 – O QUE É?

O Projeto Mineruá visa o fortalecimento da preservação ambiental e da valorização da economia amazônica extrativista consciente e sustentável. O propósito maior é manter e disseminar a cultura de preservação da floresta, tornando os povos da região aliados imprescindíveis na busca pela preservação ambiental na Floresta Amazônica. A base geográfica inicial de atuação está estabelecida no município de Alvarães-AM, localizado a 600 km de Manaus.


2 – O PRIMEIRO PASSO

O Mineruá representa o começo da implantação do modelo humano de desenvolvimento sustentável proposto pelo Projeto amaZônia, que consiste na conscientização e consolidação dos povos da floresta como protagonistas da preservação rentável do ecossistema amazônico.


3 – RESOLVENDO A DOR

Os moradores da Região enfrentam precariedades de toda ordem, como: baixa produtividade e remuneração por seus trabalhos de extrativismo, sobretudo da Castanha-do-Brasil. Além de atuar para reverter quadros como estes, o projeto também pretende contribuir para sanar as péssimas condições de subsistência, como a precariedade da oferta de serviços de atendimento médico, bem como outros fatores que giram em torno da qualidade de vida desta população.


4 – E OS BENEFÍCIOS?

Em primeiro lugar, os maiores beneficiados serão a população e a própria Floresta Amazônica. E, por consequência da preservação, o Brasil e o mundo. Todo o cuidado com o ecossistema permitirá uma absorção significativa de carbono, fundamental para o equilíbrio das chuvas e do clima.Além disso, pretende-se substituir a matriz energética da Região com a implantação de usinas fotovoltaicas, reduzindo significativamente o impacto ambiental causado pelas termelétricas, fonte predominante atualmente na localidade.


5 – COMO FAREMOS?

A base das ações será o respeito aos povos da floresta, com metodologias integrativas e participativas, primando pela valorização do conhecimento das etnias regionais. Desenvolvimento do Mineruá Criação de uma cooperativa modelo de catadores de castanhas e orientação da mesma durante o período de incubação do projeto. Após o período inicial de cinco anos, a expectativa é que a cooperativa seja autossuficiente e autônoma.


6 – E COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR?

Seja um fundador e ajude a provar ao Brasil e ao mundo que a amaZônia em pé vale e rende muito mais do que derrubada. Parte significativa do lucro das operações do Projeto Mineruá será reinvestido de forma a implantar e manter, continuamente, uma melhor qualidade de vida para a população local.Já pensou em, ao ajudar a preservar a Floresta Amazônica e a aprimorar a qualidade de vida da população local, também ganhar recompensas pessoais incríveis?Doe e garanta, também, os seus certificados de Proteção da Amazônia e o e de Crédito Futuro de Token, correspondendo a preservação de 1 m² da Floresta para cada R$ 5,60/US$ 1 dólar doado.